sábado, 6 de julho de 2013

Anticoncepcional x Lentes de Contato

Resolvi escrever sobre minha experiência, pois há mais de um mês venho tendo problemas com o uso de lentes de contato e não encontrei nada que falasse claramente sobre o assunto. Numa Sexta, assim que acordei, notei que meu olho estava doendo com as lentes, resolvi tirá-las, mas no momento pensei que fosse apenas cansaço do dia anterior, já que fiquei várias horas acordadas, além do meu normal. No Sábado os olhos ainda estavam ruins, irritados e vermelhos. E com o passar dos dias a situação somente piorou.

O problema é que durante todo esse tempo fiquei impossibilitada de usar as lentes de contato e não tinha óculos reserva. Ah, esqueci de avisar que minha miopia é de no mínimo -15.00 graus, sim, isso mesmo, e tenho um pouco de astigmatismo também, ou seja, para cega falta pouco. Isso me causou grandes transtornos, como falta no meu curso técnico, no qual fiquei com medo de não conseguir o diploma, mas tive ótimos professores que me compreenderam e me ajudaram muito. Também me ausentei do meu trabalho, que apesar de eu ser autônoma, não ter uma obrigação diária, que julgo ser bem pior, pois assim não tenho auxílio saúde. Ou seja, sem rendimento, sem dinheiro. Aquela fase que nem deus na causa.

Enfim, fui a dois médicos oftalmologistas, e ambos me indicaram tratamentos com colírios lubrificantes, o primeiro até pediu que eu aplicasse uma pomada nos olhos. O diagnóstico foi:
  • Alergia a pelos de gatos, pó e maquiagem. Tenho 3 gatos, pó para todo lado da casa e uso maquiagem diariamente. Com isso formaram-se bolinhas nas pálpebras dos olhos.
  • Córnea machucada pelo uso de lentes gelatinosas.
  • Olho seco. Até então sem causa aparente, que até o médico se assustou. 
Depois de mais uma semana de uso de medicamentos, quando voltei ao médico, ele confirmou que o olho estava curado dos machucados e alergia, mas ainda estava sem produzir lágrimas continuamente. E como no dia anterior tentei utilizar a lente sem sucesso, ele acabou por me proibir de usá-la novamente. Mas como assim me taxar de algo e não me explicar o porquê da causa? Chorei dias e dias, porque odeio óculos, muito mesmo. Usei desde os 6 anos, até meus 15 anos, e sinceramente, não gosto nem de lembrar.

Fiz uma última tentativa, de comprar lentes novas, no intuito de as outras estarem contaminadas, em vão, mais uma vez. Chorei, e chorei. Até que lembrei uma vez de ter lido na bula do anticoncepcional: "Em casos isolados, observou-se uma diminuição da tolerância a lentes de contato". Será que poderia ser essa a causa? Logo corri para as pesquisas, procurei em vários sites, blogs, encontrei meninas na mesma situação que a minha, mas nenhuma delas voltava para dizer se havia ou não dado certo suspender o uso ou trocar o método contraceptivo. Muitos sites sérios diziam que o anticoncepcional poderia aumentar a ocorrência de olhos secos, sim. E apesar de muitos médicos afirmarem que hoje em dia, houve um avanço, e as reações adversas são quase nulas, nós mulheres sabemos que não é verdade. E pior, que cada corpo tem sua sentença. Ou seja, o que funcionou para mim, pode não ser assim para você. 

Eu uso anticoncepcionais faz 6 anos, sem interrupção. Um pouco antes havia feito testes com algumas marcas, desde pílulas até injetáveis, e nada tinha sido bom. Então, um dia, um médico receitou o Ciclo 21, porque queria algo bem barato. Por uns 3 anos funcionou muito bem, mas depois vieram os problemas. E até então sempre e só foram na minha pele. Acnes por todos os lados, cravos muito entupidos, que nem na minha adolescência foi igual. E hoje já tenho meus 27 anos. Comecei a me desesperar, então troquei de anticoncepcional, Diclin. Só no começo fez alguma diferença, depois veio tudo de novo. Hoje em dia os sintomas estão exacerbados, meus seios doem, estão super sensíveis, aumentei de peso (apesar de no meu caso ser bom pois sou muito magra, genética ruim, nada de dieta), a barriga vive inchada, e apesar de vários os exames, nada é constatado. E agora, mais essa, que pode ser, por que não? Talvez tenha chegado no limite dos limites, até porque eu uso a cartela sem fazer pausa para menstruação. Aliás, quem gosta desses malditos dias? 

Então, eis que eu resolvi fazer o teste e esclarecer à vocês. Parei o uso do anticoncepcional hoje. Li que serão no mínimo três longos meses, a um ano. Sim, eu vou demorar para escrever novamente sobre o assunto, mas prometo voltar. Aliás, é bem provável que existam várias postagens daqui para frente depressivas, por conta do uso desse óculos desgraçado, que ainda não comprei, mas terei que adquirir. E que pelas minhas buscas, já vi que vai custar metade de um salário mínimo, isso se não todo, dependendo da loja, até dois salários. Sim, um óculos na minha situação é deveras caro. Mas, tentarei a compra internacional, que com certeza escreverei sobre essa experiência também, para auxiliar outras pessoas. Pois, numa comparação, achei óculos pela metade do valor, com envio e taxas alfandegaras incluídas, vindo diretamente dos EUA. Outro absurdo, que também não consegui explicação, serão os impostos desse país? Aqui se ganha pouco, e se paga muito por tudo...

Enfim, até a próxima. Por enquanto fiquem com uma foto "linda" e assustadora minha de óculos (esse eu roubei da minha irmã)!


Continua aqui!