Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada pra vocês :)
Desde o meu primeiro relato sobre o assunto, descobri que muitas mulheres sofrem do mesmo problema e chegaram a pensar na mesma hipótese que eu. Confesso que mesmo passando por vários ginecologistas e oftalmologistas (acho que foram 10 no total, muito dinheiro, tempo e paciência desperdiçados), não obtive resposta nenhuma sobre meu problema e obviamente nem solução. Dessa categoria de profissionais, pelo menos na minha cidade, eu desencantei totalmente.
Então, por conta própria, como já comentei, parei de tomar o anticoncepcional de vez em 2015. Já são 2 anos sem nenhuma bomba hormonal no corpo, e quero relatar o que mudou na minha vida pra vocês.
Logo que parei com o medicamento, tive uma queda de cabelo muito grande, e que liguei diretamente a mudança brusca e bagunça de hormônios que devo ter provocado em meu corpo, então vai a primeira dica: pare aos poucos. Tome um mês, pare outro, volte, e aliado a isso faça exames de sangue pra ver se está tudo ok. Vale também um reforço de vitaminas para os cabelos, que foi o que solucionou minha queda. E quando digo que eles caiam, eram tufos, tufos mesmo, eu me desesperava toda vez que ia lavar o meu cabelo. Só controlei totalmente depois de 1 ano e meio, 8 meses direto com vitaminas pra fortalecimento e crescimento do cabelo. Agora estou usando outro medicamento pra crescimento de novos fios, e tem surtido um ótimo resultado.
Com o passar também dos meses, senti meu olho muito melhor, menos seco. Tanto que cessei também o uso de colírios para hidratação, e só em dias muito específicos eu o uso.
A lente de contato anual ainda não consegui usar novamente, infelizmente, o que ainda me deixa bem pra baixo quando me olho no espelho. Tenho usado uma lente de descarte diário em eventos especiais, às vezes consigo ficar com ela o tempo que preciso, que são em geral 8 horas, às vezes não, e é principalmente o olho direito, onde ocorreu o primeiro machucado, que ainda dá sinais que não a aceita. Começo a sentir uma leve irritação e às vezes dor de cabeça na lateral direita. Também não testei mais a anual por falta de dinheiro, faz 3 anos que estou desempregada e tenho medo de gastar com algo que pode ir pro lixo logo depois.
Eu usava mais o anticoncepcional como um controle de menstruação, já que tomava incessantemente, e só parava uma vez ao ano. Menstruar novamente junto com as cólicas, é um saco, mas é a vida, até a menopausa pelo menos rs. O controle de natalidade sempre fiz por outros meios, como a camisinha, então nessa parte não me fez falta. Depois que parei, vi vários relatos de mulheres que sofreram algum problema GRAVE devido ao uso de anticoncepcionais, que nem chegam perto da minha intolerância as lentes de contato (eu realmente assustei com mulheres jovens tendo trombose, outras correndo pra mesa de cirurgia senão morriam, tudo devido a esse veneno), e isso me fez acreditar que estava indo no caminho certo. Na época de nossas mães, a pílula foi uma revolução pras mulheres e teve sim os seus avanços com o passar do tempo, mas me pergunto se com tantos outros métodos preventivos de gravidez ainda é necessário envenenar nossos corpos todos os dias com medicamentos, muitas vezes obsoletos mas que ainda são vendidos? Sei que algumas mulheres usam pra outros fins, como controle de acne, cólicas absurdas, mas eu não usava pra nada disso e nem devia ter começado a usar algum dia.
O episódio do começo de todo esse problema sei que não foi exatamente o anticoncepcional, talvez o desenrolar também não, posso ter desenvolvido outra doença que nenhum dos médicos encontraram em exames e mais exames que fiz. Mesmo assim, estou bem com a decisão que tomei e espero de coração que um dia me livre do óculos de vez, volte com a lente ou faça alguma cirurgia, que até lá a ciência avance o suficiente, pra voltar aqui e escrever pra vocês, dando um pouquinho de esperança.
Até lá, fiquem em paz. Vocês são lindas de qualquer forma, mesmo que como eu não consigam ver ♥